OC
Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares
ordenados
H
(EF06MA16) Associar pares ordenados de
números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a
localização dos vértices de um polígono.
OC
Prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus
elementos (vértices, faces e arestas)
H
(EF06MA17) Quantificar e estabelecer
relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em
função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a
percepção espacial.
OC
Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às
medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados
H
(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar
polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em
regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces
de poliedros.
(EF06MA19) Identificar características dos
triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
(EF06MA20) Identificar características dos
quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a
inclusão e a intersecção de classes entre eles.
OC
Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de
figuras planas em malhas quadriculadas
H
(EF06MA21) Construir figuras planas
semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas
quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
OC
Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de
réguas, esquadros e softwares
H
(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como
réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e
construção de quadriláteros, entre outros.
(EF06MA23) Construir algoritmo para
resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na
indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e
distâncias fornecidas etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário