Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita
e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma
decimal
H
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e
escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é
finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de
numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar
semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais
características (base, valor posicional e função do zero), utilizando,
inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais
em sua representação decimal.
OC
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais Divisão euclidiana
H
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas
que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles
envolvidos com e sem uso de calculadora.
OC
Fluxograma para determinar a paridade de um número natural
Múltiplos e divisores de um número natural
Números primos e compostos
H
(EF06MA04) Construir algoritmo em
linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um
problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).
(EF06MA05) Classificar números naturais em
primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos
“é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de
investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e
1000.
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas
que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
OC
Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência,
comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e
subtração de frações
H
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar
frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão,
identificando frações equivalentes.
(EF06MA08) Reconhecer que os números
racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal,
estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação
para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas
que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um
número natural, com e sem uso de calculadora.
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas
que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na
representação fracionária.
OC
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números racionais
H
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas
com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro
operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas,
utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas,
com e sem uso de calculadora.
OC
Aproximação de números para múltiplos de potências de 10
H
(EF06MA12) Fazer estimativas de
quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
OC
Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem
fazer uso da “regra de três”
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas
que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer
uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e
calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros
Nenhum comentário:
Postar um comentário