OC
Contagem de rotina
Contagem ascendente e descendente
Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de
quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações
H
(EF01MA01) Utilizar números naturais como
indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer
situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de
identificação.
OC
Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem
um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação
H
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou
aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades
de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou
por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos”
ou “tem a mesma quantidade”.
OC
Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100)
Reta numérica
H
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos
de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e
simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais
da sala de aula, entre outros.
(EF01MA05) Comparar números naturais de
até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
OC
Construção de fatos básicos da adição
H
(EF01MA06) Construir fatos básicos da
adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
OC
Composição e decomposição de números naturais
H
(EF01MA07) Compor e decompor número de até
duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável,
contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal
e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
OC
Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da
subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
H
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas
de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os
significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de
imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro
pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário