O conhecimento matemático é necessário para todos
os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade
contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos
críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.
A Matemática não se restringe apenas à
quantificação de fenômenos determinísticos – contagem, medição de objetos,
grandezas – e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois também
estuda a incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório. A Matemática
cria sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço,
do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo
físico. Esses sistemas contêm ideias e objetos que são fundamentais para a compreensão
de fenômenos, a construção de representações significativas e argumentações
consistentes nos mais variados contextos.
Apesar de a Matemática ser, por excelência, uma
ciência hipotético-dedutiva, porque suas demonstrações se apoiam sobre um sistema
de axiomas e postulados, é de fundamental importância também considerar o papel
heurístico das experimentações na aprendizagem da Matemática.
No Ensino Fundamental, essa área, por meio da
articulação de seus diversos campos – Aritmética, Álgebra, Geometria,
Estatística e Probabilidade, precisa garantir que os alunos relacionem
observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e
esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos
e propriedades), fazendo induções e conjecturas. Assim, espera-se que eles
desenvolvam a capacidade de identificar oportunidades de utilização da
matemática para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e
resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das
situações. A dedução de algumas propriedades e a verificação de conjecturas, a
partir de outras, podem ser estimuladas, sobretudo ao final do Ensino
Fundamental.
O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o
desenvolvimento do letramento matemático45, definido como as competências e
habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente,
de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a
resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos,
procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento
matemático que assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos
são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter
de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento
do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso
(fruição).
O desenvolvimento dessas habilidades está
intrinsecamente relacionado a algumas formas de organização da aprendizagem
matemática, com base na análise de situações da vida cotidiana, de outras áreas
do conhecimento e da própria Matemática. Os processos matemáticos de resolução
de problemas, de investigação, de desenvolvimento de projetos e da modelagem
podem ser citados como formas privilegiadas da atividade matemática, motivo
pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo
de todo o Ensino Fundamental. Esses processos de aprendizagem são
potencialmente ricos para o desenvolvimento de competências fundamentais para o
letramento matemático (raciocínio, representação, comunicação e argumentação) e
para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Considerando esses pressupostos, e em articulação
com as competências gerais da BNCC, a área de Matemática e, por consequência, o
componente curricular de Matemática devem garantir aos alunos o desenvolvimento
de competências específicas.
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