Para o desenvolvimento das habilidades previstas para o Ensino Fundamental – Anos Finais, é imprescindível levar em conta as experiências e os conhecimentos matemáticos já vivenciados pelos alunos, criando situações nas quais possam fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles e desenvolvendo ideias mais complexas. Essas situações precisam articular múltiplos aspectos dos diferentes conteúdos, visando ao desenvolvimento das ideias fundamentais da matemática, como equivalência, ordem, proporcionalidade, variação e interdependência.
Da mesma forma que na fase anterior, a aprendizagem em
Matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais também está intrinsecamente
relacionada à apreensão de significados dos objetos matemáticos. Esses significados
resultam das conexões que os alunos estabelecem entre os objetos e seu
cotidiano, entre eles e os diferentes temas matemáticos e, por fim, entre eles
e os demais componentes curriculares. Nessa fase, precisa ser destacada a
importância da comunicação em linguagem matemática com o uso da linguagem
simbólica, da representação e da argumentação.
Além dos diferentes recursos didáticos e materiais, como malhas quadriculadas,
ábacos, jogos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica, é
importante incluir a história da Matemática como recurso que pode despertar
interesse e representar um contexto significativo para aprender e ensinar Matemática.
Entretanto, esses recursos e materiais precisam estar integrados a situações
que propiciem a reflexão, contribuindo para a sistematização e a formalização
dos conceitos matemáticos.
A leitura dos objetos de conhecimento e das habilidades
essenciais de cada ano nas cinco unidades temáticas permite uma visão das possíveis
articulações entre as habilidades indicadas para as diferentes temáticas. Entretanto,
recomenda-se que se faça também uma leitura (vertical) de cada unidade
temática, do 6º ao 9º ano, com a finalidade de identificar como foi
estabelecida a progressão das habilidades. Essa maneira é conveniente para comparar
as habilidades de um dado tema a ser efetivadas em um dado ano escolar com as
aprendizagens propostas em anos anteriores e também para reconhecer em que medida
elas se articulam com as indicadas para os anos posteriores, tendo em vista que
as noções matemáticas são retomadas ano a ano, com ampliação e aprofundamento crescentes.
Cumpre também considerar que, para a aprendizagem de certo
conceito ou procedimento, é fundamental haver um contexto significativo para os
alunos, não necessariamente do cotidiano, mas também de outras áreas do
conhecimento e da própria história da Matemática. No entanto, é necessário que
eles desenvolvam a capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e
significados, para aplicá-los em outros contextos. Para favorecer essa
abstração, é importante que os alunos reelaborem os problemas propostos após os
terem resolvido. Por esse motivo, nas diversas habilidades relativas à
resolução de problemas, consta também a elaboração de problemas. Assim, pretende-se
que os alunos formulem novos problemas, baseando-se na reflexão e no
questionamento sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se
algum dado fosse acrescentado ou retirado do problema proposto.
Além disso, nessa fase final do Ensino Fundamental, é importante
iniciar os alunos, gradativamente, na compreensão, análise e avaliação da
argumentação matemática. Isso envolve a leitura de textos matemáticos e o
desenvolvimento do senso crítico em relação à argumentação neles utilizada.
Números
Álgebra
Geometria
Grandezas e medidas
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